sexta-feira, 14 de dezembro de 2012



Mentir é feio.


 
Sou uma pessoa carregada de defeitos, como é característico da raça humana. O desenvolvimento do pensamento e da eficácia do último, levou-nos a conseguir ludibriar bastante bem terceiras pessoas em proveito individual. Há uma pontinha, que assim possamos como que dizer, biológica, uma mera questão de sobrevivência, mas a mentira, na sua vertente mais crua e deslavada, é fruto de uma mente desfavorecida de carácter.
Toda esta conversa para dizer que, apesar dos inumeráveis defeitos, ser aldrabona não está no meu ADN. O facto de não ter muito a esconder, ajuda, na medida em que não temo o impacto das verdades.
Já menti, não sou nenhuma naba desbocada que usa uma bandeira da honestidade verbal, esbarrando a dignidade alheia. Mas uso aquela mentira protectora, que nada de nefasto esconde, que só quer apaziguar e proteger. Já me aconteceu ter problemas no trabalho ou na escola, com o namorado ou amigos e preferir contar apenas a meia verdade. Que não me interpretem mal, pode ser tão esmagadora no seu intento como uma mentira construida em sórdidos objectivos.
No entanto, orgulhosamente, digo que nunca trapaceei ninguém, nunca enganei, com aquela consciência maléfica que ela me valeria em proveito pessoal, como uma arma de guerra.
Assusta-me verdadeiramente observar como as pessoas mentem a quem, numa observação lógica e sem grande esforço, não merece, não trapaceia, e que vira um peão num jogo sujo e vulgar. E, por muito assustador que me pareça, tenho visto pessoas que julgava estarem em patamares de integridade moral elevados, rastejarem no lodaçal da mentira.



3 comentários:

  1. É das coisas que mais odeio mesmo, as mentiras.
    Não suporto.

    ResponderEliminar
  2. Por outro lado, é um gozo danado quando alguém nos está a mentir na cara e sabemos que o que está a dizer não é verdade. Sabe tão bem apanhá-los com a boca na botija :D

    ResponderEliminar
  3. Concordo contigo também prefiro a verdade, só em último recurso e sem prejudicar ninguém é que a utilizo.

    ResponderEliminar