domingo, 21 de outubro de 2012


 
Esperanças e medos



Hoje vou ver e ouvir os Keane ao Coliseu do Porto. Para muitos isso é algo natural. São coisas que fazem com alguma frequência. Para mim não o é. Por duas razões: porque raramente tenho disponibilidade económina para me conceber estes pequenos luxos e porque os Keane, para mim, representam mais do que uma simples banda de brit pop que invade, pontualmente, os nossos coliseus.
A minha paixão pela banda data da altura em que lançaram o primeiro trabalho - Hopes and Fears. O primeiro álbum da banda representava um misto de delicadeza e ingenuidade, verdadeiras aspirações e medos, tudo embalado numa sonoridade melancólica e de ritmo disciplinado. Raras vezes considerei canções perto da perfeição, exceptuando a There is a light that never goes out dos Smiths, mas, não sabendo muito bem o porquê, Somewhere only we know estava tão próxima. Lembro-me, nitidamente, da primeira vez que a ouvi. Era um dia cinzento e deviam ser umas sete horas. Por alturas de Novembro já é noite. Estava na cozinha a pensar em alguma insignificância quando ouvi que, algures no mundo, há um lugar que só nós conhecemos, que só a nós nos é familiar e é lá que nós pertencemos. Tão simples, melódica e inocente. Apesar de Bedshaped ter o melhor arranjo e melhor letra de todos os álbuns, Samewhere only we know é daquelas coisas que acontece apenas uma vez na vida. Como um grande amor.
Entretanto, a banda andou por caminhos trôpegos, fazendo tentativas infrutiferas de alcançar a pureza e simplicidade de Hopes and Fears. Acabei por deixá-los de lado. Para mim, existia uma estrada demasiado longa e tenebrosa para percorrer entre o primeiro álbum magistral e as suas sombras pobres e indignas do talento que aqueles rapazes possuiam.
Strangeland marca a viragem. Ouvimos, de novo, toda aquela magia encantadora dos primórdios. E, por isso, sei que os 35 euros que dediquei para os velhos Keane, será muito bem empregue.
Deixo-vos com um B-side de Hopes and Fears - Emily - que, como é óbvio, não vai ser ouvido esta noite, mas que constitui um dos trabalhos cuja magistralidade anda lado a lado com acordes simples, letras pequenas e emotivas e um registo ímpar.


 
 
 


8 comentários:

  1. Hopes and Fears é dos meus cd's favoritos. Tive o prazer de os ver no Marés Vivas há 3 ou 4 anos. Era um concerto de festival, mas foram fabulosos.

    ResponderEliminar
  2. A minha cultura musical é como os meus conhecimentos sobre vinho:
    Se gosto, é bom, se não gosto não presta.
    Conheço vagamente os Keane, como conheço vagamente muitas bandas, mas não estou em condições de emitir uma opinião tão sábia quanto a tua. :)
    Espero que o concerto esteja à altura das tuas expectativas e que te divirtas, porque quando o dinheiro nos custa a "largar", custa mais se não tiramos proveito dele. :)
    Bom resto de fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. eu tenho que ser sincera, nunca suportei essa banda e quando essa música dava na rádio eu mudava automaticamente para outra estação. mas eu também nunca percebi o fascínio das pessoas por Radiohead :\ mas o que interessa é que divirtas, vale a pena esticar o dinheiro um bocadinho se é uma banda mesmo significativa para ti.

    ResponderEliminar
  4. Pareces eu quando fui ver AC/DC e acredita, foram os 60 euros mais bem gastos da minha vida e dos momentos mais altos de sempre! Por isso sei que quando aqui voltares só vais dizer coisas boas :p

    ResponderEliminar
  5. Houve uma época na minha adolescência em que adorava ouvi-los! Agora nem tanto, mas continuo a gostar! :)

    ResponderEliminar
  6. Adoro Keane e adoraria ter ido vê-los, mas é uma banda para ver de mão dada com o meu homem...como ele não está por cá...não fui!
    Snif, snif...

    ResponderEliminar