quarta-feira, 6 de junho de 2012


O livro do mês


Contos Vol. I por Anton Tchékhov



Vou aproveitar este espaço público para dissecar um pouco sobre os livros que li recentemente.


“Tchéckhov escrevia livros tristes para pessoas alegres… O mundo, para ele, é cómico e triste ao mesmo tempo, e sem repararmos na sua comicidade não compreenderemos a sua tristeza, porque são inseparáveis.”

Do Prefácio de Vladimir Nabokov


Pouco eu poderia escrever que fosse tão avassalador como o que Nabokov tão bem fez. Falta-me o talento puro para o conseguir e não tenho, sequer, pretensão de tentar. Porém, vou falar-vos como uma leitora leiga, que se depara, raras vezes, com tamanha beleza em forma de palavras.

De todo o volume, destaco, sem hesitações, dois contos em particular: Os Papa-jantares e o Dormir, Dormir…
O primeiro relata a decadência económica e moral da personagem principal, cujos únicos amigos são uma cadela e um cavalo, a quem, grosseiramente, apelida de Papa-jantares. É um conto visceral, lúgubre e de uma tristeza inconfundível.
O segundo, enleva o leitor na demanda pela necessidade de sobrevivência que significa poder dormir. Foca-se no retrato angustiante de uma criança, que é privada do sono e, consequentemente, começa a perder a sanidade mental. Um conto infantil, puro e arrebatador, cujo climax é, tão simplesmente, a morte em nome de umas horas de sono.



Pretendo comprar o Volume II em breve. Por enquanto, ainda tenho uns livros aqui por casa para ler.













Sem comentários:

Enviar um comentário